Vem desde o tempo da senzala
Do batuque e da cabala
O som que a todo povo embala 2x
E quanto mais o chicote estala
E o povo se encurrala
O som mais forte se propala 2x
E é o samba
E é o ponto de umbanda
E o tambor de Luanda
é o maculelê e o lundu
É o jogo do caxambu
É o cateretê, é o cõco e é o maracatu
O atabaque do caboco, o agogô de afoxé.
É a curimba do batucajé
É a capoeira e o candomblé
É a festa do Brasil mestiço, santuario da fé.
E aos sons a palavra do poeta se juntou
E nasceram as canççoes e os mais belos poemas de amor.
Os cantos de guerra e os lamentos de dor
E pro povo não desesperar
Nós não deixaremos de cantar
Pois esse é o único alento do trabalhador
Desde a senzala....
BETH CARVALHO ACUSA CLARA NUNES DE PLASMO
E ALCIONE ENTRA NA BRIGA.
"Quando coloquei isso no livro não foi para criar polêmica. Já sabia que Beth e Clara tinham divergências, e ela fala isso na entrevista", justifica o autor, que vai lançar sua obra no próximo sábado na feijoada da Portela, escola de coração de Clara.
A entrevista está na página 125 e traz Beth falando: "A estilista Zuzu Angel fez o figurino e o cabeleireiro Silvinho deu a idéia do cabelo ruivo
para mim".
A cantora prossegue contando que o desafeto entre as duas começou nos bastidores do Teatro Opinião, na década de 70. Numa noite, Clara teria chegado alterada e disparado: "Você foi falar mal de mim para a Elizabeth", referindo-se à cantora da Jovem Guarda, que havia viajado com Beth no avião.
Beth Carvalho se defendeu dizendo que era intriga da outra, mas foi o suficiente para a discussão começar. Clara acusava Beth de ter copiado até as palmas em seu disco. Beth acusava Clara de ter roubado seu estilo afro-brasileiro no figurino e cabelos ruivos.
"Depois de muito tempo as duas se respeitavam, mas nunca foram amigas. Sempre que Beth aparecia, Clara puxava o samba Verdade Aparente, de Gisa Nogueira", afirma Vagner.
Para piorar, Beth, que cantava em festivais e se consagrou com músicas como Andança, queria cantar samba. "A gravadora Odeon apostou em
Clara Nunes para cantar samba e não atendeu ao pedido de Beth", conta o autor.
A briga parece ter sido retomada por Alcione. "Ela era superamiga da Clara. A Alcione é viceral, não leva desaforo para casa", afirma a apresentadora Leda Nagle.
Em turnê por Brasília e São Paulo, Beth Carvalho não retornou as ligações para comentar a desavença.
Ex-marido diz que Clara veio antes
O estilo afro-brasileiro de Clara Nunes apareceu em seu primeiro disco, um compacto com o samba-enredo O Misticismo da África ao Brasi
l, da Império da Tijuca, do Morro da Formiga. O produtor foi Adelzon Alves, que mais tarde tornou-se marido da cantora.
"Se você ler a contracapa do primeiro disco da Clara vai ver qu
e a idéia do estilo afro-brasileiro foi minha e está lá. Ela foi inspirada na Carmem Miranda e aprovada pelo diretor da Odeon, Milton Miranda. Deu certo e é normal que todo mundo queira ser o pai de um filho bonito", afirma Edelzon. "A Beth percebeu que o estilo de Clara dava certo", acrescenta o produtor.
Para Adelzon, que foi produtor e marido de Clara Nunes durante cinco anos, a cantora foi realmente a pioneira nesse estilo. "Eu disse que só assumia o trabalho se ela tivesse uma carreira planejada. E tinha que ser uma carreira que tivesse como base a imagem afro-brasileirada Carmen Miranda", explica o produtor.
O DVD traz clássicos como “Contos de Areia”, “Guerreira”, “Nação”, “Como é Grande e Bonita a Natureza” e “Morena de Angola”. A gravadora ainda promete lançar no segundo semestre uma reedição da caixa especial com a obra completa da cantora concentrada em oito CDs.
FOTOS DE CLARA NUNES.
A VOZ ADORAVEL DE CLARA NUNES
1 | |
(Niquinho - Othon Russo) | |
2 | |
| |
3 | |
| |
4 | |
| |
5 | |
| |
6 | |
| |
7 | |
| |
8 | |
| |
9 | |
| |
10 | |
| |
11 | |
| |
12 | |
| |
13 | |
(Garoto - David Nasser) | |
14 | |
(M. Vidalin - M.Jarre) |
VC PASSA E EU ACHO GRAÇA
1 | |
| |
2 | |
| |
3 | |
| |
4 | |
| |
5 | |
| |
6 | |
| |
7 | |
| |
8 | |
| |
9 | |
| |
10 | |
(Ribamar - Dolores Duran) | |
11 | |
| |
12 | |
| |
13 | |
| |
14 | |
| |
15 | |
|
A BELEZA QUE CANTA
1 | De esquina em esquina |
Participação: Quarteto 004 | |
2 | Espuma congelada |
(Piti) | |
3 | Meus tempos de criança |
| |
4 | Gente boa |
| |
5 | Graças a Deus |
| |
6 | Guerreiro de Oxalá |
| |
7 | Casinha pequenina |
(Folclore) | |
8 | Foi ele |
| |
9 | Até voltar |
| |
10 | Felicidade |
| |
11 | Hora de chegar |
| |
12 | A estrela e o astronauta |
| |
13 | Sinceramente |
| |
14 | Dadá Maria |
Participação: Silvio César | |
15 | O vento e a rosa |
| |
16 | Pela última vez |
|
CLARA NUNES
1 | |
| |
2 | |
| |
3 | |
| |
4 | |
| |
5 | |
| |
6 | |
| |
7 | |
| |
8 | |
| |
9 | |
(Geovana) | |
10 | |
| |
11 | |
| |
12 | |
| |
13 | |
(Odibar - Paulo Diniz) | |
14 | |
| |
15 | |
(Candeia) | |
16 | |
| |
17 | |
| |
18 | |
(Zuzuca) |
CLARA CLARIDADE CLARA
1 | |
| |
2 | |
| |
3 | |
| |
4 | |
| |
5 | |
| |
6 | |
(Norival Reis - Cabana) | |
7 | |
| |
8 | |
(Candeia) | |
9 | |
| |
10 | |
• Vendedor de caranguejo (Gordurinha) | |
11 | |
| |
12 | |
| |
13 | |
| |
14 | |
| |
15 | |
|
CLARA EM BRASILIA
1 | |
| |
2 | |
| |
3 | |
| |
4 | |
| |
5 | |
| |
6 | |
| |
7 | |
| |
8 | |
| |
9 | |
(Baracho) | |
10 | |
| |
11 | |
| |
12 | |
| |
13 | |
| |
14 | |
|
BRASILEIRO, PROFIÇÃO, ESPERANÇA
1 | |
(Ribamar - Dolores Duran) | |
2 | |
| |
3 | |
| |
4 | |
| |
5 | |
| |
6 | |
| |
7 | |
| |
8 | |
| |
9 | |
| |
10 | |
| |
11 | |
| |
12 | |
(Ribamar - Dolores Duran) | |
13 | |
| |
14 | |
| |
15 | |
| |
16 | |
| |
17 | |
|
ALVORECER
1 | |
| |
2 | |
| |
3 | |
(Candeia) | |
4 | |
| |
5 | |
| |
6 | |
| |
7 | |
| |
8 | |
| |
9 | |
| |
10 | |
| |
11 | |
| |
12 | |
| |
13 | |
(Jocafi - Antônio Carlos) | |
14 | |
(Jocafi - Antônio Carlos) |
CLARIDADE
1 | |
(Candeia) | |
2 | |
| |
3 | |
| |
4 | |
| |
5 | |
| |
6 | |
| |
7 | |
| |
8 | |
(Candeia) | |
9 | |
| |
10 | |
| |
11 | |
| |
12 | |
(Cartola) |
CANTO DAS TRÊS RAÇAS
1 | |
| |
2 | |
| |
3 | |
| |
4 | |
| |
5 | |
| |
6 | |
| |
7 | |
| |
8 | |
| |
9 | |
| |
10 | |
| |
11 | |
Participação: Clementina de Jesus |
AS FORÇAS DA NATUREZA
1 | |
| |
2 | |
(Candeia) Participação: Clementina de Jesus | |
3 | |
| |
4 | |
| |
5 | |
| |
6 | |
(Monarco) | |
7 | |
| |
8 | |
| |
9 | |
| |
10 | |
| |
11 | |
| |
12 | |
|
GUERREIRA
1 | |
| |
2 | |
| |
3 | |
| |
4 | |
| |
5 | |
| |
6 | |
| |
7 | |
| |
8 | |
| |
9 | |
| |
10 | |
| |
11 | |
| |
12 | |
(Capiba) | |
13 | |
Participação: Adoniran Barbosa |
ESPERANÇA
1 | |
| |
2 | |
| |
3 | |
| |
4 | |
| |
5 | |
| |
6 | |
| |
7 | |
| |
8 | |
| |
9 | |
| |
10 | |
(Monarco) | |
11 | |
| |
12 | |
| |
13 | |
Participação: João do Vale |
BRASIL MESTIÇO, SANTUARIO DE FÉ
1 | |
| |
2 | |
| |
3 | |
| |
4 | |
| |
5 | |
| |
6 | |
| |
7 | |
| |
8 | |
| |
9 | |
| |
10 | |
(Candeia) | |
11 | |
| |
12 | |
(Natal - Noca da Portela) | |
13 | |
Participação: Roberto Ribeiro |
CLARA
1 | |
Participação: Velha Guarda da Portela | |
2 | |
| |
3 | |
| |
4 | |
| |
5 | |
| |
6 | |
| |
7 | |
| |
8 | |
| |
9 | |
| |
10 | |
| |
11 | |
Participação: Conjunto Nosso Samba; Interpretação: Silvinho do Pandeiro |
NAÇÃO
1 | |
| |
2 | |
| |
3 | |
| |
4 | |
| |
5 | |
| |
6 | |
| |
7 | |
| |
8 | |
| |
9 | |
| |
10 | |
| |
11 | |
Participação: João Nogueira |
Nenhum comentário:
Postar um comentário